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Treino Tabata

por Analycia, em 13.07.14

Para muitos este é o tempo de férias. Treinar nas férias? Sim claro. Deixo aqui uma sugestão de treino excelente para quem quer treinar e obter bons resultados, sem perder muito tempo e não ter que seguir programas, nem ter que usar equipamentos.

 

O método Tabata é um treino de alta intensidade em que fazemos um exercício durante 20 segundos e descansamos dez. Deixo aqui as razões para o fazer:

 

1.Tempo

Um dos motivos que damos a nós próprios para não fazer exercício físico é tempo, ou no caso daqueles que fazem longa distância, isso requer tempo. Com Tabata, podemos obter mais resultados em menos tempo. Tabata é um treino de alta intensidade e um dos benefícios deste tipo de treino, é aumentar o nosso metabolismo e frequência cardíaca em poucos segundos. Corrida de longa distância, requer entre 10 a 30 minutos para fazer subir a sua frequência cardíaca. Portanto tem de manter essa frequência cardíaca ideal o resto da corrida, para queimar gordura.

 

2. Queimar gordura

Já ouvimos falar que a única forma de queimar gordura é com exercício de baixa intensidade (corrida de baixa intensidade). Este tipo de exercício requer tempo para fazer subir a sua frequência cardíaca e metabolismo subirem. Este tipo de treino, consegue fazer subir ambos num instante. Estando a realizar estes exercícios com alta intensidade, o nosso corpo terá que trabalhar muito mais, para o manter. Isto obrigará o coração a bombar mais rápido (e mais sangue) e o metabolismo subirá, que é o nosso objectivo quando desejamos QUEIMAR GORDURA. O nosso metabolismo ficará elevado não só durante a sessão, mas também após (efeito pós-exercício – queimamos calorias mesmo quando já não estamos a treinar).

 

3. Benefícios aeróbios e anaeróbios

Resultados de estudos efectuados, comprovaram melhorias na capacidade aeróbia e anaeróbia.

 

O plano de Treino Tabata

 

Passo 1: Escolha um exercício que gosta.

Deve ser algo que lhe permita ter uma intensidade muito alta. Se optar por caminhar, então caminhe o mais rápido possível. Se for fazer flexões, pense em executar da melhor forma e o mais intenso possível. Se for levantar pesos, lembre-se de optar por uma carga que aguente por 6 repetições.

 

Passo 2: Depois de aquecer, realize:

20 segundos d o exercício escolhido em alta intensidade.

10 segundos de descanso ou de trabalho de baixa intensidade.

Repetir para 8 séries (ou um total de 4 minutos).

 

Passo 3: Descanso de um minuto e depois repita.

Seguir o exercício para 3 a 4 séries no total, ou um total de 15 a 20 minutos.

Este método deve ser efectuado no máximo três vezes por semana.

 

Em resumo, o Treino Tabata é um método de treino intervalado de alta intensidade, que oferece mais benefícios à saúde do que o exercício cardiovascular tradicional. É curto, eficiente e com certeza fará com que perca gordura de forma mais eficaz.

 

O temporizador para quem não tem e vídeos exemplificativos do tipo de treino que se pode fazer. Embora a imaginação seja o limite;)

 
 

 

Vamos treinar?

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Têm todas as explicações aqui neste post.












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